"Em João Pedro Fagerlande é difícil eleger a maior qualidade, pois são numerosas. O poeta sutil, conhecedor das técnicas do verso e atento à comunicabilidade do texto. O fino ensaísta literário. O entusiasta participante de saraus literários. Alguém, enfim, sempre à vontade e competente em tudo que diga respeito ao mundo da palavra. Por isso, dou minha palavra de que será também excelente biógrafo. Gosto pela pesquisa, talento e amplo domínio da expressão escrita não lhe faltam."
Antonio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras


"Fui apresentada a João Pedro Fagerlande quando estava à procura de ajuda para a edição da minha história de vida. Meu texto encontrou ressonância na empatia e entusiasmo do poeta, professor, comunicador. Trocando ideias, lembranças e sugestões adicionais, acompanhei todas as etapas do processo, desde as primeiras leituras, a edição, diagramação, escolha de fotos, até a criação da capa e encaminhamento à gráfica. O texto ganhou fluência e colorido, recebendo atenção diferenciada na elaboração da capa. O resultado final reflete o grande talento de João Pedro e a alta qualidade do trabalho editorial."
Helena Jank, musicista, ex-diretora do Centro de Artes da UNICAMP
"João Pedro Fagerlande elaborou, em conjunto com o meu pai, os registros necessários para seu livro de memórias. Baseou o trabalho em gravações de áudio das conversas com ele, que resultaram em um detalhado registro das lembranças e passagens relevantes da vida privada e profissional. O resultado final constitui, sem dúvida, um excepcional legado de informações de sua trajetória."
Fernando Malcher, escritor, filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador José Lisboa da Gama Malcher


"A experiência de ser personagem de um livro foi maravilhosa, ainda mais conduzida pela delicadeza, simpatia e sabedoria do amigo João, competente entrevistador, escritor e editor. João tem o dom de deixar seus entrevistados muito à vontade e entusiasmados com o feito de contar suas histórias. Tudo acontece de forma muito divertida e natural, com perguntas certas, que extraem o melhor do entrevistado."
Lívia Ferrari, jornalista econômica, com atuação em veículos como Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Globo, entre outros.